headerphoto

Notícias

VI SEMINÁRIO PARTILHA DE CARISMAS

16/05/2009

Compartilhamento do RELATO de Ioni Maria Dani Bonniatii, leiga super engajada nos passos da cultura da vida.  Ela, juntamente com a Irmã Maria José e a Adriana Moré, participou há poucos dias do VI Seminário da Vida Religiosa e os novos Carismas, organizado pela Conferência dos
Religiosos do Brasil - CRB - de Porto Alegre.
VI SEMINÁRIO PARTILHA DE CARISMAS
DATA: 16/17 de maio de 2009 - LOCAL: CECREI – São Leopoldo/RS
 
                     Ao longo de minha vida, vivenciei uma Igreja que me mostrava um Deus distante e por vezes punidor. Participar do VI SEMINÁRIO PARTILHA DE CARISMAS, foi vivenciar a certeza que a Igreja atual nos apresenta um Deus próximo, um Deus que é puro amor, que nos fala de perto e que nos quer mensageiros de Sua Palavra.
 
                  Percebi-me capaz de também ser essa mensageira, multiplicadora e quem sabe: fazer a diferença. Registrei uma frase dita pelo Padre Geraldo Boniatti (Assessor do Seminário): “O mundo precisa de LUZ, uma vela acesa faz pouco, mas muitas velas...” Senti que a chama da minha vela cresceu, tornou-se mais forte e seu fogo irradia mais luz. O Batismo nos concede o direito de Evangelizar, portanto é meu dever acender mais velas e assim ajudar a iluminar o mundo.
 
                     A Partilha de Carismas, me fez perceber que há paixão nos testemunhos e que a aproximação da Igreja com os Leigos, coloca os seres humanos num mesmo patamar, com igualdade e humildade, sentindo-se protagonistas e sujeitos das ações que vem de Deus, fazendo o que Ele nos deixou como Missão.
 
                      Historicamente a Igreja vem de uma estrutura de hierarquias severas e autoritárias. Quando criança, lembro que se um Padre viesse à nossa casa (isso ocorria devido enfermidades de um familiar), éramos obrigados a beijar-lhe a mão, manter-se em silêncio e oferecer-lhe a melhor comida. O Padre era uma figura Sagrada, mas pouco afetiva, diria até: prepotente. Passava uma imagem de que só ele estaria “perto” de Deus e os outros estariam constantemente em pecado, por isso todos os domingos antes da missa, tínhamos que nos confessar. Mas, que pecado tem uma criança?
 
                        Esta imagem, fui desconstruindo nos encontros da nossa Fraternidade, onde conheci Padres e Religiosas que vivem como seres humanos “normais”, enfrentando obstáculos, celebrando a vida e falando de um Deus que está aqui, que está em mim, em qualquer outra pessoa e em qualquer ser que tenha vida ou que faça parte deste mundo, do qual Ele é o Criador.
 
                        Aprendi a escutar o silêncio, a ver Deus em tudo o que me rodeia e senti-Lo em cada ação que faço... Com essa bagagem, cheguei ao Seminário Partilha de Carismas e me deparei com muitas pessoas que também fazem boas ações, pessoas que no testemunho exprimem fome de Deus e sede de mudança. Então, agora é hora de mudar, não se pode esperar que as estruturas sejam rompidas através de decretos superiores, mas através da nossa ação, da nossa fé, acreditando que Deus está em nós, que convive conosco e nos faz instrumentos de fé e de amor à Sua Palavra. Penso que pecado é se omitir, é não se deixar tocar por essa magia que nos faz seres especiais. Cuidar e desenvolver cada vez mais a Espiritualidade é de fundamental importância, pois somos seres constituídos pelo físico, mental e espiritual, tripé de sustentação e promoção humana, capaz de alavancar cidadania e qualidade de vida.
                           Em fim, regressei com meu espírito enriquecido e minha mente motivada pela fé. Espaços de formação, contribuem para o desenvolvimento de metodologias que levam a realização dos objetivos traçados por um Carisma, que refere Deus como ponto de partida e ponto de chegada. A Partilha nos fortalece, nos aproxima, nos permite conhecer o outro e nas diversidades dar o real sentido à nossa vida. Obrigado por essa oportunidade!
 
                                          Ione Maria Dani Boniatti – Fraternidade Palavra e Missão
 


Pesquisa

 

Próxima Promoção

Aguarde uma nova promoção!

Próximo Evento

Aguarde um novo evento!

Programa de Apadrinhamento da Fundação Semear

Adrinhe uma criança do CCI!
Apadrinhe uma criança do CCI!

O Troco do Carinho

Programa O Troco do Carinho

Parceiros Voluntários

Parceiros Voluntários